Para ter a noção de todos os gastos mensais há que apontar todas as despesas: num bloco, numa agenda, guardar talões e papelinhos, no computador... O que importa é apontar TUDO!

Eu optei por usar uma aplicação (tão moderna que eu estou, pá! :p)
Chama-se HandWallet Expense Manager e é grátis. Depois de experimentar alguns este foi o que achei mais adequado ao fim que queria. Juntando isto à combinação de ser grátis, em português, intuitivo e sem ligação à net fez as maravilhas durante 2 ou 3 meses. Foi aí que tomei consciência da quantidade de dinheiro gasto em porcarias, principalmente na categoria supermercado (supérfluos) e dinheiro de bolso (principalmente jantares e saídas nocturnas!).
Depois foi criar metas para cada categoria e ir ajustando à realidade, pois de nada vale traçar um orçamento super hiper mega lindo e poupado e depois aguentá-lo apenas 1 ou 2 meses... É necessário ter escapes, sendo que este depende da carteira de cada um: para uns pode ser um chá com as amigas ou uma revista, para outros um jantar, para outros uma roupa nova, etc... Atenção que o escape é mensal; não se estiquem ;)
O primeiro passo é mesmo este: ficar escandalizado com a % do nosso orçamento que vai para parcelas que poderiam ser muito bem menores sem que sejamos necessariamente infelizes ou passemos necessidades.
Já está instalada no telemóvel. Vou testar no próximo mês!
ResponderEliminar:-)
Boa! ;)
Eliminar