sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dinheiro gasto em diversão

A ausência foi mais que muita... Sorry!!!

Resumindo muito, acabei o curso de formação e correu bem; além disso o mês da poupança extrema também correu bem e cheguei ao final do mês com apenas 15,35 € gastos e a despensa quase vazia! :)


Em contrapartida, o mês de Maio está a ser uma miséeeeeeeeria!!! Muitos aniversários, muitas festas, comemorações, o solinho a espreitar e os petiscos na esplanada ao final do dia a piscarem o olho, ufa... só despesa! Estou no vermelho! Queria que Junho fosse melhor, mas começa logo com um casamento...


Como controlar os gastos com todas estas despesas lúdicas "inesperadas" e desejadas :) ? É que para estas não há fundo de emergência porque são um "luxo"... Por outro lado também não me apetece ficar fechadinha em casa...

O que fiz até agora:
- Assaltei o roupeiro da mana e trouxe um vestido catita para usar no casamento;
- .... vestido esses escolhido estrategicamente para combinar com uns sapatos e mala que tenho;
- Na parte que me toca a comemoração, optei por fazer em casa. Deu trabalho, mas acaba por compensar sempre. E foi um dia bem passado em vez de ser apenas umas horas no restaurante.
- Na parte que toca de comemorações dos outros, não consegui fugir muito: gosto de dar prendinhas jeitosas, que eu também gostasse de receber;
- No que toca a despesas lúdicas diversas, tento não esticar muito, mas aqui está o meu calcanhar de Aquiles. Ai ai.... Nada de luxos, mas são muitas: é a caracolada ao final do dia, é o concerto de bandas alternativas (é só 5 €) na tarde de sábado, é um jantarzinho de pizza para ser mais barato, é uma ida à discoteca porque abriu e é nova e é gira.... POIS, eu sei!!! Shame on me!!

E vocês, como se portam nestas despesas? Ajudem-me a ganhar força de vontade e ideias para poupar neste campo!

4 comentários:

  1. Bem... Se consegues gastar, é porque o tens muito acessível...
    Se o dinheiro estiver em casa (porque deixamos a carteira em casa propositadamente) ou numa conta bancária da qual não temos cartão multibanco (também propositadamente), ou se estiver num plafond de um cartão de crédito com o fim de ser usado em supermercado/saúde/etc, o pagamento dessas despesas "lúdicas/superfluas" fica mais complicado, e no fim das contas, evitaremos um pouco mais ter de fazer essa ginástica.
    Mas, por outro lado, se tens "arcabouço" no orçamento para sustentar alguma diversão mensal, então uma sugestão é no início do mês levantares apenas esse montante e ires vendo as notas a "desaparecerem"...
    Mas estas são as minhas ideias... Assim em cima do joelho e para uma àrea que até não domino bem, visto que para actividades lúdicas não existe nenhum montante no meu orçamento (simplesmente não dá, por enquanto)...
    Cumprimentos,
    Ariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Ariana! Tem que ser mesmo por ai! Acho que vou juntar os dois: no inicio do mes levanto o estipulado e levo pouco de cada vez comigo.
      Acho que o que me tramou este mês foram algumas despesas no inicio do mês: comecei logo torta e desorientei-me... Agora vou orientar-me! Já fui ler os vossos cantinhos que me dão sempre força para a poupança.
      Obrigada! :)

      Eliminar
  2. Por mim o mês também não tem sido fácil (aliás diria mesmo que o ano não tem sido lá muito fácil!), tanto que este mês tive de reestruturar tudo (depois conto lá na barraca!), e olha que nem foi por causa de diversão (se fosse isso ao menos andava de alma lavada!), foi mesmo para dar conta das despesas previstas (e imprevistas!), mas enfim... um novo mês está quase a começar, novas estratégias em curso, há-de ser um mês melhor.
    Quanto às dicas diria que poderias fazer uma rubrica no orçamento destinada à diversão e depois em meses mais calmos acumularias para meses mais "atarefados". De resto concordo com a Ariana quando diz que não ter o dinheiro acessível e pagar em dinheiro ajudam muito a controlarmo-nos.

    :-)

    P.S. acabaste de me dar uma ideia para um post para o Desafio: se concordares vou procurar truques para poupar na diversão e partilhar lá no estaminé. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os truques e dicas são benvindos! :)

      Em relação às despesas, é impressão minha ou de mês para mês as coisas estão a ficar mais caras?? Ufa....

      Eliminar