quarta-feira, 22 de abril de 2015

Euribor a baixar....

"Mercado antecipa Euribor a três meses negativa até Setembro de 2016" (Público, 22/04/2015)

É impressão minha, ou isto dá muito jeito? :)

Por mim, desde que a Euribor tem estado a baixar e tenho visto a prestação a diminuir e desde que fiz o empréstimo (à cerca de 3 anos), a prestação já baixou o correspondente a cerca de 10%. Como tenho um Spread muito alto, simultaneamente tenho vindo a baixar o prazo do empréstimo e mantido a prestação (como se não houvesse abaixamento de Euribor). Desta forma pago o empréstimo mais cedo e, consequentemente, com muito dinheiro de juros poupado!

Mesmo que não queiram fazer o mesmo que eu por precaução (nunca se sabe muito bem quando esta tendência reverte e começamos a pagar mais), aconselho a guardar a diferença da prestação numa poupança. Vão vivendo como sempre fizeram até aqui, e esse dinheiro é um extra canalizado para a própria casa (no fim do ano abatem no empréstimo, por exemplo, ou compram aquele cortinado que estava em falta...).

O mote é este: por pouca diferença que seja, pôr de lado! Porque senão gastamos e nem damos conta!

6 comentários:

  1. Eu penso que são boas notícias! E uma excelente oportunidade de poupar.

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Olá Poupada,
    É o que faço desde que a minha prestação começou a baixar...
    Para mim a prestação da casa é «Sempre Fixa», o dinheiro sai sempre da conta... mas a diferença é que vou pondo de lado para amortização ou para uma emergência...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é um óptimo método! Assim, se por acaso subir tem algum dinheirinho de lado para fazer face à diferença :)

      Eliminar
  3. Ainda me lembro quando a minha prestação estava altíssima, tão alta que quase não suportávamos e pensamos em vender a nossa casa, por sorte baixou e bastante mais do que quando iniciamos o crédito. Pena não ter conseguido poupar essa diferença, mas uma vez q era insuportável tb n a conseguiria poupar.
    Seja como for, é uma boa altura para poupar.
    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quem estava com uma prestação insuportável, isto significa alívio.
      Mas a euribor já vem a descer há tanto tempo (já chegou a mais de 4,5% e agora está negativa) que, nem que seja 5 ou 10 euros por mês há-de dar para poupar!
      (Ou não... não sei da vida de toda a gente)
      De qualquer forma fica o incentivo à poupança! :)

      Eliminar