sábado, 24 de janeiro de 2015

Orçamento mensal

Há dois anos que comecei a aplicar o meu orçamento mensal que continuo a cumprir (com os devidos ajustes) mas demorei cerca de 1 ano para o construir. Este “ano zero” serviu para realmente tomar consciência das minhas despesas (quer mensais, quer anuais) e ver onde poderia cortar (supérfluo) para gastar no que me dá realmente satisfação.

É repartido nos seguintes pontos:
  • Supermercado (todos os gastos de supermercado: inclui comida, detergentes, consumíveis, etc...)
  • Prestação (prestação da casa, seguro de vida, seguro multiriscos e PPR)
  • Contas: telemóvel, internet, água, luz (não tenho gás)
  • Gasolina
  • Dinheiro bolso (aqui incluo todos os gastos pessoais: um café, um jantar fora, roupa ou cabeleireiro, por exemplo)
  • “Contas não mensais” (dinheiro que retiro todos os meses do ordenado para conseguir fazer face as variadas despesas que não têm carácter mensal como seguros, comprar lenha, revisão do carro, etc...)
  • Poupar (por pouco que seja, esta parcela aparece sempre)
Faço a sua gestão através de uma folha excel (não me dá muito jeito o método dos envelopes) que vou mantendo actualizada. Como sou eu, e só eu, sei sempre a quantas ando.


Desta forma tenho todas as despesas prevista cobertas e estou apta a fazer um pé de meia para eventualidades. Sim, e os subsídios de férias e natal, reembolso de IRS e eventuais prémios é tudo extra! Nos post seguintes irei “esmiuçar” cada um destes pontos do orçamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário