sábado, 31 de janeiro de 2015

Contas


Esta categoria, depois de bem espremida, é muito fácil e não necessita de grandes touradas.

Quando comecei a viver na minha casa não tinha internet. No inicio, e até me orientar com as contas, perferi não ter mais essa para me preocupar... Quando vi que tinha folga no orçamento, contratei o serviço.

Neste momento as minhas contas fixas são telemóvel, internet, água e luz (não uso gás).Vamos por partes:

- Telemóvel: ninguém vive sem ele, não é? O mês passado fiz uma mudança: tenho um casal amigo que tem MEO4O e acordei com eles porem o meu telemóvel lá no plano e eu pago-lhes a diferença. São cerca de 8€/mês com 2000 min ou sms para todas as redes e 200 mb de net. Perfeito, simples e barato!

- Internet: como passo bem sem vários canais de tv (vejo muito pouca), acho que pagar 50 € por um pacote era demais... Decidi aderir a uma internet móvel com router. Tenho 6 Gb (que chega perfeitamente se não vir muitos vídeos no youtube ^^) e no primeiro semestre de contrato paguei 10 €; agora, no segundo semestre, pago cerca de 20€ por mês. Além disso tenho a vantagem que pode ir comigo se eu sair de fim-de-semana, por exemplo. No final do ano de contrato vou renegociar. Muahhahahah... (riso maquiavélico)

- Água: Pacífico. A conta nunca passa os 15 € (já me disseram que dependendo da zona, a água pode ser mais cara ou mais barata). Mas nunca gasto muito mais que 3 m3 por mês. Uma vantagem de ser só uma a gastar! Tento fazer duches rápidos, pôr as máquinas a lavar só quando estão completas, etc...

- Luz (e não uso gás): Consigo fazer a brincadeira com 30/35 € por mês! Como? 1º A minha casa é nova, com um óptimo isolamento e orientação solar, tenho lareira com recuperador de calor para as áreas comuns e um aquecedor para a casa de banho. Os electrodomésticos são novos e bastante eficientes e todas as lâmpadas são leds. Tenho também painel solar para as águas quentes sanitárias... Tudo coisinhas que investi na altura da construção (e o que me custou...  ufa!) para agora recolher os benefícios. 2º Não sou daquelas que quer a casa a 25ºC para andar de t-shirt. Tenho uma temperatura agradável em casa, mas ando agasalhada qb, tenho mantinha no sofá, e um edredon de penas muito quentinho :) 3º Ajuda muito não almoçar em casa e passar a maior parte do dia fora. Só gasto luz de manhã e ao final do dia, só cozinho uma refeição, etc... 

E são estas as minhas contas fixas para ter tudo o que necessito para viver confortável.


4 comentários:

  1. Cá em casa somos dois e 4 patas. Conseguimos ficar abaixo em algumas contas o que me deixa muito satisfeita pois vejo que o "esforço" e controle têm valido a pena 😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abaixo?! Boa!! :) Tem que partilhar os seus segredos! ;) Eu só consigo descer para +- 25€ a conta da luz no verão.

      Eliminar
  2. São valores muito bons, quem dera eu so pagar isso de despesas de utilidades :p
    Só n tiro a net de casa, pk com miúdos é sempre complicado, mas o da água e luz podíamos nos esforçar mais.

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião, em alguns casos a net não é um capricho, mas sim uma necessidade. Com miúdos é um desses exemplos: eles precisam mesmo pois hoje em dia faz parte do "material escolar".
      Quanto às outras contas só vale a pena contenção se todo o agregado familiar estiver comprometido! No meu caso sou só eu, é mais fácil controlar :)

      Eliminar