segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Gasolina

Como costumam dizer, quase que pagamos para poder trabalhar.

Aplico este dizer ao que gastamos em gasolina. Não tenho transportes públicos que me levem ao local de trabalho, mas também não me considero uma desgraçada porque até moro relativamente perto. Além do trajecto para o trabalho, vou almoçar a casa dos meus pais: gasto na gasolina, mas poupo muuuuito na alimentação. Feitas as contas faço cerca de 25/30 km por dia mais as saídas de fim-de-semana. Ponho de parte todos os meses 90 € para esta despesa. Há meses que não gasto tanto mas guardo para os outros que gasto mais...

Na estrada tento fazer uma condução decente. Nem sempre é fácil, mas tento manter a calma, antecipar travagens, não andar a velocidades elevadas, etc... Tenho uma desvantagem: como os trajectos que normalmente faço são curtos, o carro nem chega a aquecer e trabalha só naquela fase que gasta um pouquinho mais. Além disso, com o tempo, fica um pouco "entupido" e começa a soluçar e a consumir mais. Por conselho do mecânico, volta e meia lá ponho o aditivo na gasolina e faço uns trajectos maiores para aquecer e depois puxar pelas rotações do motor.

Quanto à gasolina, costumava colocar gasolina numa bomba self-service da repsol onde a gasolina era ao preço das low-cost, mas agora mudei de trabalho e deixei de passar por essa bomba e comecei a abastecer na galp com cupões do continente. Mas ando desconfiada! Muito desconfiada!!! É que desde que comecei a abastecer lá, gasto muito mais gasolina... algo se passa... Acho que vou passar na bomba antiga para abastecer e tirar algumas conclusões.

2 comentários:

  1. Nós por cá tb é necessário abastecer os carros, o meu anda por aqui perto de casa e trabalho e nem sempre anda, mas o meu marido faz todos os dias 60 KM ida-volta, e tb temos um envelopes com o valor da gasolina.
    Sinceramente, para mim a melhor gasolina é a da BP, isto pk ainda temos aqui uma q são os senhores q abastecem-nos o carro e n self-service. Nessas parece q a gasolina desaparece, ia ao E leqerc embora mais barata parecia agua, mal abastecia nuns dias já tava no vermelho.
    E a vantagem é q n damos cabo das bombas de gasolie :S

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por causa das tosses não ponho em low cost (ninguém me tira da cabeça que aquilo não é a mesma coisa). Há várias formas de refinar petróleo e há gasolinas mais puras e menos puras (sem falar nos aditivos), e depois dizem que os parâmetro são iguais para todas, mas todos os parâmetros que conheço têm um máximo e um mínimo para serem respeitados. As low cost usam os mínimos exigidos!
      Tento ir à Galp por isso (e é a que me calha em caminho). Já tentei numa com senhor a abastecer e é igual: parece que não dura tanto como a Repsol... Mas vou mesmo tirar as dúvidas nos próximos tempos! ;)

      Eliminar