quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Gestão do orçamento

Primeiro que nada, convém esclarecer que costumo receber sempre a dia 28/29, pelo que considero que o meu mês inicia dia 1.

Não me dou com dinheiro levantado e envelopes e essas coisas. Há muitos especialistas que dizem que quando pagamos em dinheiro nos apercebemos do que realmente custam as coisas e nos custa mais a gastar. Eu sou a excepção à regra: se gasto em dinheiro vivo, perco o controlo! Sendo assim, sou fiel seguidora do cartão.

Assim sendo, tenho uma folha de excel onde, no inicio de cada mês, escrevo as categorias que tenho falado anteriormente e o plafond destinado a todas elas. Depois é só ir fazendo contas de "sumir"... Os primeiros gastos do mês são sempre a poupança e o dinheiro para as contas não mensais (transferência ao dia 1), depois tenho a prestação, as contas, o supermercado, etc... vou fazendo a actualização do ficheiro (o que não me leva mais do que 1 minuto) e sei sempre quanto dinheiro posso gastar.
É muito simples porque, como sou adepta do cartão, aparece tudo descriminado no extracto online e é só fazer as contas de sumir. O dinheiro levantado é sempre para "dinheiro de bolso".


Exemplo hipotético:

MÊS FEVEREIRO - ordenado liquido 700 €
Supermercado 100 €
Prestação 100 €
Contas 100 €
Gasolina 100 €
Dinheiro de bolso 100 €
“Contas não mensais” 100 €
Poupar 100 €

Dia 1 - transferência para poupança (100 €) e "contas não mensais" (100 €)
Dia 3 - Ida ao supermercado (30 €) e levantamento 30 € no MB para "dinheiro de bolso"
Dia 7 - Gasolina (50 €)
Dia 10 - Prestação (100 €) e conta luz (50 €)
Dia 12- Calças novas (30€) e supermercado (15 €)
Dia 15 - conta internet (20 €)
....

A esta altura estaria assim:
Supermercado 100 € - 30 € - 15 € = 55 €
Prestação 100 € - 100 € = 0 €
Contas 100 € - 50 € -20 € = 30 €
Gasolina 100 € - 50 € = 50 €
Dinheiro de bolso 100 € - 30 € - 30 € = 40 €
“Contas não mensais” 100 € - 100 € = 0 €
Poupar 100 € - 100 € = 0 €

Assim sei sempre os plafonds disponíveis para gastar em cada categoria. E isto é importante porquê? ANTECIPAÇÃO!

Por exemplo, tenho um jantar marcado para dia 27 de Fevereiro e, se este caso fosse real, o plafond começaria a ficar escasso, portanto teria que limitar as cowboyadas no dinheiro de bolso para depois não ficar a comer atum em casa.
Outro exemplo de cenário, veio a conta da água e este mês foram 40 €. Uiiiii.... extrapolei o plafond! Não há problema! Hipóteses: ou tenho gasolina suficiente e "roubo" desta categoria, ou até tenho a despensa carregadinha e posso ir buscar ao plafond do supermercado ou, em último caso, aperto no "dinheiro de bolso".

Relativamente à categoria "dinheiro de bolso" uso um pequeno truque que é: gaste por último. Normalmente divido o dinheiro desta categoria pelos dias do mês, mas não gasto nada nos primeiros 7 para poder fazer face a um pequeno deslize como uma conta luz mais elevada, um medicamento inesperado, etc. Na última semana do mês tenho o plafond em duplicado e, se não foi necessário par amais nada, já tenho o meu pequeno luxo: um jantar fora, ou um vestido novo, ou um livro! :) Assim faço ao contrário dos demais assalariados: ando "tesa" no inicio do mês ao invés de no fim. :)

Atenção: este método não é válido para os deslizes grandes. Quando esses existem (lagarto, lagarto, lagarto) tenho que recorrer ao dinheiro poupado para esse fim.

Beijinhos e boas contas!


10 comentários:

  1. O melhor sistema é aquele que funciona connosco e por isso o utilizamos. ;)
    Adorei o post.

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    1. Concordo completamente: somos indivíduos diferentes com hábitos e situações diferentes.
      Temos que ir adaptando as ideias de poupança que nos dão à nossa realidade ;)

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  2. Poupada,
    Obrigada por este post! Ajudou-me imenso a saber como organizar o meu próximo mês, que é já dia 23. Isto não tem sido fácil, acertar com uma técnica de distribuiçåo do dinheiro que resulte...
    Cumprimentos,
    Ariana

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    1. Espero ter ajudado. Sei que um orçamento de uma família deve ser mais difícil de controlar porque são muitos a gastar e não temos os gastos tanto "na ponta do lápis". Mas força aí!!
      Se tiveres alguma dúvida, cá estamos para (tentar) ajudar. Boa sorte!

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  3. Eu gosto do sistema de envelopes para a poupança para as despesas anuais. Todos os meses levanto o valor e coloco lá. Quando chega a conta é só pagar.
    Para o dia-a-dia tanto deixo o valor no banco, mas quando preciso de pagar alguma coisa levanto sempre primeiro e pago em dinheiro (poupo nas comissões dos bancos) como levanto o valor no início do mês e coloco num envelope. Depende do humor :-)

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    1. Quando me referi ao sistema de envelopes é aquele sistema de levantar logo o dinheiro todo do mês e distribuir por categorias nos envelopes... Porque para as despesas não mensais tenho um sistema semelhante (só que não é físico: faço tudo no homebanking) ;)

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  4. Gostei muito do post, tb tento fazer este género de gestão, embora o raio do orçamento esteja sempre a fugir-me dos dedos :S mas isso é outra historia
    jokas
    mae_qb

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    1. Eu sei! Acho que foge de todas nós. Já ouvi dizer que o dinheiro é como a gordura: está mal distribuído e abunda onde não deve! ahahah :)

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  5. Quando for grande quero ser assim: disciplinada e organizada.:)

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    1. Nada disso! Nem queiras saber a desorganização que vai para aqui... Mas lá por "pôr a pata na poça" de vez em quando, tento endireitar-me, manter o foco e continuar a tentar fazer melhor. O blog também serve para ajudar nisso! Obrigada pela vossa partilha!

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