quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Electricidade - conta certa

Não me dou com a conta certa da EDP ou de outro operador e prefiro sempre dar a contagem.
Acho bastante prático. Tenho um lembrete no telemóvel e dou sempre a contagem a tempo. Embora digam que dê para o fazer pela internet e até o tenha feito inicialmente, nunca me validaram as contagens a tempo e acabei por deixar um serviço oferecido que não funcionava e passar a fazer tudo pelo telefone (chamada grátis).

Entendo que algumas pessoas não o achem prático, ou porque se esquecem, ou porque não lhes fica à mão, etc... Para as pessoas que aderem à conta certa por uma questão de ser prático fica o conselho que já dei a imensa gente que mais tarde me veio agradecer: no inicio do ano, quando vem o acerto (normalmente ENORME!) e vem a nova estimativa façam vocês as vossa contas.

12 meses x € pagos/mês (factura conta certa) + acerto e dividam por 12 meses. 
Arredondem para cima! 

Assim, têm a vossa própria estimativa que podem alterar com uma simples chamada para a linha que eles indicam na factura.

Por exemplo, uma casa onde a conta certa foi 43 euros em 2014 e pagaram 125 euros de acerto no final do ano. A EDP sugere nova conta certa em 2015 de 49 € mensais.
Contas:
(43 x 12) + 125 = 641 € de luz anual
641 / 12 meses = 53,4 €/mês
Arredondando dá 55 € luz por mês.

Aconselho sempre a arredondar 2 ou 3 € para cima pois a electricidade pode ficar mais cara, pode haver um pequeno derrapanço um mês ou outro e assim estas e outras situações menores estão contempladas.

Feito desta forma, e mantendo os vosso hábitos de consumo, é muito pouco provável que tenham de pagar acerto no final e até pode ser que recebam algum. Bem sei que são 6 € que pagam a mais por mês, mas no final do ano sabe bem não pagar acerto.  :)

8 comentários:

  1. Eu uso conta certa e acho muito prático. Este ano recebi quase 200€ porque prefiro pagar a mais e ter uma boa surpresa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, quem optar pelo sistema conta certa que é mais cómodo, tem que ter o cuidado de ir pagando sempre mais. Depois recebe um mimo no final do ano :)

      Eliminar
  2. tb n gosto das contas certas, dou a contagem todos os meses e n me custa nada, e assim pago so o que consumo. os meus pais tem a conta certa e é raro o ano q n recebem uma bruta factura no final do ano... isso comigo n dá!
    Este mês alterei para a edp casa 10, com os 10% vamos ver se mexe algum bocado no valor, antes tinha os de 3% desconto.

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Descobri hoje o teu blog e vou seguir!
    Eu também dou sempre a leitura, mas aqueles sacanas nunca a têm em conta!
    Isso acontece desde que os chinocas tomaram conta daquilo!
    Já reclamei, por telefone e escrito, e continua tudo na mesma!
    Mas eu não desisto!
    Conta certa é que nunca mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta verificar se estás a enviar a contagem 3 ou 4 dias uteis antes de fechar a facturação para teres a certeza que vai a tempo! Vê na factura qual o periodo ou liga para lá a perguntar (foi o que eu fiz). E dá a leitura pelo telefone porque o serviço pela internet (qualquer deles) não funciona!

      Eliminar
  4. Boa noite. Peço ajuda, por favor. Tenho conta certa da Galpon. Em novembro houve acertos e sei que os mesmos são efetuados anualmente. Ora, passaram apenas quatro meses e recebi agora uma fatura de 87 euros. Não percebo. Acerto não é porque não passou um ano. Preciso mesmo de uma opinião porque sei que amanhã ao telefone naturalmente vão tentar enrolar-me e enganar-me. Lamentável. Não há sossego, nem dinheiro. Isto é triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como funciona na GalpOn, mas na EDP há acerto no final do ano se tiver o sistema "Conta certa" (que é uma estimativa mensal de consumo durante todo o ano).
      O que deve ter acontecido foi que fizeram estimativa 4 meses e foram a sua casa ler o contador e veio o acerto.

      O conselho é sempre o mesmo: dar a leitura todos os meses! Assim há uma percepção real do que se está a gastar, não há surpresas dessas e podemos até estabelecer algumas técnicas de reduzir (e comprovar se estão a resultar).

      Espero ter ajudado!

      Eliminar