domingo, 8 de fevereiro de 2015

Contas não mensais

Todos nós temos as contas não mensais que deixamos descansadinhas lá no sítio delas até que aparece o mês em que temos de pagar... Tragédia!!!! E depois no mês seguinte outra conta e passados dois meses outra... Não saímos da cepa torta...

Fiz o esforço e adaptei o meu orçamento a esta realidade, ou seja, todos os meses tiro uma parcela pré-estipulada para fazer face a estas despesas quando surgem (e conta como uma despesa fixa).

Aqui englobei parcelas tão variadas como:

- Carro - seguro (dividir valor por 12 meses), inspeção (dividir valor por 12 meses), selo (dividir valor por 12 meses), manutenções simples (dividir valor por 12 meses) e pneus (dividir valor por 48 meses). Excluí outras reparações, porque essas não são programadas e entram no fundo emergência/poupança.

-Animais - veterinário (dividir valor por 12 meses), ração (a bicheza come uma ração veterinária especial que mando vir em grande quantidade de Espanha pela internet pois sai muuuuito mais barato; mando vir esta ração +- de 8 em 8 meses). Excluí consultas de urgência ao veterinário porque, mais uma vez, é uma despesa que não é certa e não programada.

- Saúde - consultas a especialista (tenho uma condição médica que me obriga a fazer consultas particulares de 6 em 6 meses e a tomar alguma medicação, divido o valor por 6 meses) e outras consultas (tirando a condição anteriormente falada, não sofro de grandes males, mas mesmo assim ponho um pouquinho de lado todos os meses para o dia em que adoeça e necessite de alguns cuidados)

- Casa - IMI (dividir valor por 12 meses) e seguro de recheio de casa (é anual, divido por 12 meses)

- Lenha - como tenho recuperador de calor em casa, todos os Verões compro lenha para o Inverno seguinte. Para fazer face a esta despesa ponho sempre algum de lado todos os meses.

Cada caso é um caso e temos que adaptar esta estratégia à nossa realidade. Para quem tem filhos, contar com material escolar, por exemplo; para quem tenha aquecimento eléctrico, colocar algum dinheiro de parte no verão/primavera para fazer face às elevadas facturas nos meses mais frios, etc...

Em suma, façam uma retrospectiva ao ano anterior e vejam quais são as despesas fixas não mensais que têm. Dividam cada uma dessas despesas pelo numero de meses que têm para poupar para ela (material escolar é uma compra anual, divide por 12, mas um seguro que seja pago semestralmente já divide só por 6). Assim obtém o valor mensal de cada despesa e, se possível, deverão colocar esse dinheiro de parte.

Sei que não é fácil, já passei pela parte da negação "é impossível, o magro salário não estica, não consigo, tenho a casa para sustentar...". Reduzi as despesas mensais ao máximo (principalmente as lúdicas e as supérfluas...) e tive de reduzir a poupança mensal para conseguir pôr este dinheiro de parte. Mas compensa. Sei que o meu rendimento faz face a todas as despesas fixas (mensais e não mensais). Sei que a poupança anual pode não ser muita, mas sei que qualquer dinheiro extra (seja um prémio, um subsidio, reembolso de IRS) será sempre para a "poupança"/realização de sonhos. E isso deixa-me mais descansada. Vem aí Março e o pagamento do seguro do carro, inspecção e selo, mas estou tranquila: já tenho tudo de parte! :)

4 comentários:

  1. Este ano, pensei começar com esse tipo de envelopes, para as despesas anuais, o mês de janeiro pós natal foi impossível, e este mês vai pelo mesmo caminho. Não sei pk mas cá em casa o ditado "chapa ganha chapa gasta" é crónico :( fico tão triste por nem poupar para as despesas anuais consigo quanto mais para uma conta poupança, pffff

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito dificil! Eu confesso: demorei uns 3 anos a ter a coisa bem montada. Comecei a pôr de parte o dinheiro do seguro, depois de me ter habituado à nova rotina financeira, introduzi o valor mensal correspondente ao médico,... E assim por diante!
      Pensa só, se conseguisses fazer isto apenas para uma ou duas despesas já era óptimo!! O mal destas coisas de conselhos para orçamentos domésticos e finanças pessoais é que é tudo 8 ou 80: ou poupas tudo ou não poupas nada! Porquê? Só faz com que as pessoas digam que não conseguem por a tarefa ser pesada demais (e é!!). Por isso a sugestão é: este ano tenta aplicar este método para apenas uma despesa. You go girl!! :)

      Eliminar
  2. Encontrei o seu blog há pouco tempo, mas acho-o muito útil. Parabéns. Pode por favor informar-me qual é o site de Espanha de onde manda vir a ração para a "bicheza"? Eu tenho dois artistas comilões que me devoram o orçamento! Obrigada.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! No que eu puder ajudar... :)
      http://www.tiendanimal.pt
      A empresa é espanhola mas o site está em português. Uso cartão de crédito e nunca tive problemas, mas existem outras formas de pagamento. Entregam por transportadora em casa e, como mando sempre vir mais de 49€, fico com os portes grátis. Na ração que compro mando sempre vir dois sacos porque o segundo fica a metade do preço. E volta e meia há umas ofertas engraçadas!
      Não sei se é o caso, mas se a ração é de marca ou de uso veterinário, compensa muito!!

      Eliminar