domingo, 1 de março de 2015

Qualidade vs preço - carne

Hoje estive num almoço com algumas amigas e entre muitas conversas, surgiu o tema da poupança e do preço da carne nos supermercados versus talho. 

Eu já tinha a minha opinião formada: a carne do supermercado na maioria das vezes não tem qualidade e perfiro comer menos quantidade e carnes mais baratas e ter alguma qualidade, do que comprar em supermercado.
Uma vez, por excepção, comprei pernas e coxas de frango no super e depois de as grelhar, quando as servi, reparei que os ossos eram enormes!! A sério, não tinham carne nenhuma, era só ossos. Em conversa com o meu pai, que até percebe da coisa, fiquei a perceber que era de uma raça de frango muito grande mas que não estavam "feitos" (aka crescidos) quando foram mortos. 

Eu, habituada ao serviço e qualidade do meu talho, onde me embalam tudo separadinho, com cortes impecáveis e carne de muito boa qualidade, que quase se cozinha sozinha :) fiquei desgostosa com o que me aconteceu e jurei para nunca mais. Entretanto passou algum tempo e estava a ponderar se não valia a pena dar uma outra oportunidade aos talhos dos super mas hoje... 

O que me foi transmitido da experiência das minhas amigas não é muito abonatório:  dizem que a peça de carne reduz a metade depois de cozinhar, que fica seca e parece que já foi mais que refrigerada...

Ora assim, além de não haver qualidade também não há poupança!! :/

E vocês: qual a vossa experiência em relação a este assunto?

9 comentários:

  1. Lá por casa a minha mãe vai ao talho de sempre. Apesar de ser um pouco caro, ela já experimentou outros mais baratos, mas a carne depois não era grande coisa. Assim prefere ir ali por sabe que a carne tem qualidade, é saborosa, preparada ao gosto dela.
    A carne de supermercado nunca houve muito o hábito de comprá-la. Mas já ouvi dizer que depende do supermercado e da zona.

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Não devo ter muita sorte com a zona...
      Também acabo por ir ao talho do costume!

      Eliminar
  2. Eu prefiro comprar sempre nos talhos, penso que tem mais qualidade.

    Beijinho

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou contigo! Mas eu sou fiel e acabo por ir sempre mesmo, ao Sr. Joaquim! :P

      Eliminar
  3. Aqui a carne do intermarche até é bastante boa, e com as promoções que eles teem feito até consigo poupar bastante. Este mês aproveitei a carne de porco a 1.99 e 2.99 e abasteci o congelador que estava nas horas da morte. É o que me tem safado em dias apertados.

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me disseram que o intermarché dá localmente a concessão do talho. A ser verdade é normal que haja zonas em que a carne é melhor.
      Já tive essa sorte e o talho do intermarché da minha zona esteve bom +- 1 ano, depois descambou! Volta, estás perdoado... Também quero promoções dessas.

      Eliminar
  4. Eu não costumo comprar no talho por ser muito mais caro embora tenha a noção de que a qualidade pode ser superior. Compro no supermercado porque aproveito as promoções semanais para comprar frescos e gosto do pingo doce da minha zona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Eu também digo que é enquanto puder...
      Mas com este post também queria alertar que a carne do supermercado muitas vezes "encolhe" depois de cozinhada e acabamos por comer mais quantidade, logo sai mais cara.
      No Pingo Doce nunca comprei... Um dia experimento! Eu até gosto do Pingo Doce... :)

      Eliminar
  5. Por norma compro nos supermercados, para aproveitar as promoções. Mas tenho a sorte de ter a minha sogra a trabalhar onde compro, e então sei que sou bem atendida. Mas tudo depende de quem nos atende. A peça até pode ser boa, mas se for mal cortada (em caso de bifes por exemplo), ficam rijos. Basta encontrar alguém em quem confie, e pode pedir para apenas ser atendida por aquela pessoa.

    Felizmente, mesmo noutros locais tenho a sorte de, quando peço e não está suficientemente boa, me darem a dica: se quiser, venha cá amanhã... para darem a entender que não está em condições. Tudo depende das pessoas que lá estão, e pelos vistos tenho apanhado pessoas sinceras ;)

    Tânia.

    ResponderEliminar