domingo, 22 de março de 2015

Cartão de crédito

Não era isto que imaginei quando comecei o blog, mas os muitos afazeres têm-me consumido... Desde já lamento a ausência!

Hoje vou falar de cartões de crédito!
Como os usam? Para quê? Em que modalidade?

Eu sou uma fiel opositora dos CC! A roçar a extremista! Sou defensora que só podemos gastar o que temos (excepção feita à compra do carro ou casa). Mas.... (e há sempre um mas) acabei por fazer um quando fiz o empréstimo para a casa. Ah e tal, baixa o spread ... E baixou! E no primeiro ano o cartão ficou dentro de uma gaveta em casa e não pensei mais no assunto até que veio a mensalidade: 15 €.

Fazendo as contas, mesmo com o valor da mensalidade consigo poupar devido ao abaixamento de spread no empréstimo bancário, mas comecei a pensar se poderia "ganhar" algum com o CC. E a resposta é SIM!

Depois de investigar, verifique que o meu banco tinha um CC que acumulava 1% de todas as compras que fazia e quando atingisse 15 € acumulados, enviavam um vale para descontar numa loja sonae, o continente, p. ex. Adoptando SEMPRE a mensalidade de pagamento a 100% (para não pagar juros) comecei lentamente a fazer algumas compras com o CC para ver no que dava... E sempre com a impressão " a menina da caixa pensa que eu não tenho dinheiro para estas calças e por isso pago com o CC"...

Hoje em dia adoptei a estratégia de, sempre que é uma conta maior, colocar no CC. Não gosto de colocar todas as pequenas despesas lá porque tenho medo de perder o fio à meada e assim sendo compro p. ex umas sapatilhas ou umas calças, uma viagem, um móvel, uma estadia, etc... Mal faço a compra com o CC, vou à minha conta corrente e assinalo uma despesa de x € para CC  (assim finjo que o dinheiro já saiu da conta).

Fazendo 1500 € de compras anuais no CC acabo por não pagar anuidade pois recebo um vale de 15 € que me compensa. E tenho em benefício o abaixamento de spread no empréstimo habitação!

BOA! :)

Mas nunca esquecer:

7 comentários:

  1. Ola Poupada a solo,
    Acho que foi uma boa estratégia, afinal o CC não é nenhum "monstro" que veio arruinar as nossas vidas :P
    Penso que todo o "mito" a volta do CC deve-se ao facto de que muitas das pessoas que o tem e utilizam como se tivessem recebido um rendimento extra, o que não é verdade.
    Eu tenho e utilizo principalmente para compras pela internet e viagens, pago sempre a 100% no mês seguinte e tenho consciência que tenho de o pagar e quanto tenho para pagar.
    Infelizmente com o meu não acumulo percentagem das compras, mas se acontecesse faria o mesmo que tu indicas-te.
    Temos de ser mais espertos (ou tentar) que os bancos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que é mesmo esse o segredo: lidar com o CC como se o dinheiro tivesse mesmo saído da conta! :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Ora bolas, o meu CC também me dá 1%, mas não dá 15€ em vale atingindo deperminado valor. Ainda por cima a minha anuidade são 25€
    Assim compensa. Parabens pelo esforço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi inkilina: se dá 1%, reverte para ti de que forma? Desconta no pagamento?

      Eliminar
  4. Eu também sou completamente aversa a cartões de crédito e o meu problema é sobretudo o facto de estarmos a gastar dinheiro que ainda não temos.
    Ou seja, estamos a gastar dinheiro do mês seguinte e não sabemos se teremos surpresas nesse mês e se conseguiremos fazer face a tudo. Como comigo as (más) surpresas são quase mensais prefiro não arriscar.

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segredo é colocar logo o dinheiro de parte!!! Virtualmente ou fisicamente! Pumbas, é como se já tivesse sido mesmo gasto.
      E não usar o CC para comprar coisas que não compraríamos com "dinheiro de verdade" só porque é para pagar no mês seguinte.

      Eliminar