sábado, 28 de março de 2015

O mês da poupança extrema

Tenho um plafond estipulado todos os meses para supermercado (e quando digo supermercado incluo alimentação, limpeza, higiene, etc)

Já expliquei aqui como faço a gestão tendo em conta aproveitar também as promoções sempre sem extrapolar o orçamento mensal. Penso mais ou menos como a Ariana explica no post e comentários (post da Ariana), tirando que tendo plafond disponível aproveito sim as promoções (com conta, peso e medida). Mas é como sempre digo: cada carteira é uma carteira e cada um tem que se governar como pode e como se orienta!

Como aproveito as promoções sempre que possível, vou compondo uma despensa bem fofinha! Mas isto tem um problema, uma Poupada pode-se perder e ir comprando, comprando, ... e os alimentos acumulam e depois... passam de validade! oooppsssss... Este é o maior erro de aproveitar poupanças e comprar em quantidade: uma pessoa perde-se. (Falo porque já aconteceu comigo e temos que aprender com os erros!)

Quando isto me aconteceu, moderei a quantidade de stock e comecei a usar um truque: O mês da poupança extrema!

Mais ou menos de 6 em 6 meses,  tenho um mês onde NÃO VOU AO SUPERMERCADO!!
(excepção feita à ida ao mercado para comprar fruta e legumes) Cozinho com o que há e invento, invento muito!!!! 
Normalmente é neste mês que experimento tudo o que há para experimentar (p. ex tenho ali um saco de tempero de peixe no forno para experimentar à décadas).
No final do mês é só rir porque já faço as coisas mais improváveis, mas é bom! Acabo (ou quase) com a carne e peixe da arca, acabo por comer aquele frasco de feijão branco que anda ali a rebolar, acabo de descobrir que aquelas bolachas de canela que nem apreciava muito até são muito boas com doce de pêssego em cima (que também andava a rebolar porque o fiambre que comprava era sempre melhor opção para lanches e pequeno almoço). Descubro a fazer comidas de um tacho só, feijoadas e ranchos fingidos com o que calha, arrozes especiais, massas da chef, pratos de forno improváveis, etc...

No final do mês, aproveito que está tudo vazio e limpo frigorífico, congelador e despensa.
No mês seguinte começo lentamente tudo de novo. Não tenho muito plafond para as promoções, mas vou começando de início, lentamente, a criar algum stock e variedade em casa....

O que ganho com isto?? Além de aproveitar tudo sem desperdício, invento soluções deliciosas e consigo a POUPANÇA do orçamento de supermercado de um mês!

Este mês que se irá iniciar (Abril) é o mês da poupança extrema. :) 


PS - Neste momento devem estar a pensar: ela é maluca!!! Não sou :) Se tiverem alguma dúvida no procedimento ou sugestão, escrevam até os dedos cairem. Estamos cá para a partilha de experiências que só nos enriquecem!

10 comentários:

  1. Eu não faço isso de 6 em 6 meses, mas volta e meia estou 2 ou 3 semanas sem comprar nada e acabo por descobrir dois carapaus, umas costoletas, um frango ou umas ervilhas que estavam esquecidas na arca e que até desenrascam um jantar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o interessante é mesmo arranjar formas de fazer um "toma" ao desperdício! :) E fazemos maravilhas com restinhos!

      Eliminar
  2. Bom dia.
    Leio este e outros blogs à procura de ideias para a preocupação geral da maioria, poupar. Queria deixar a minhas conclusões em relação às promoções. Deixei de comprar promoções a não ser que sejam de alguma coisa que está na minha lista de necessidades naquele momento. Já repararam que com o abrandar do consumismo desenfreado as promoções são constantes? Não vale a pena aproveitar hoje porque há sempre uma promoção amanhã, e quem sabe melhor do que a primeira;-).
    Boas poupanças e cuidado com a tentação das promoções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo! Também tenho reparado que os mesmos itens estão repetidamente em promoção... Por isso já aproveito menos e não faço stock para muito tempo. Para mim o ideal é ter a embalagem que tenho ao uso e mais uma ou duas (dependendo do gasto que dou ao item). Mais que isso será desperdício pois é empate de capital.
      Mas tenho sempre que fazer algum stock... Tenho uma vida tão corrida, que se não o faço, acabo por comprar as coisas à última e ao preço que estiver...

      Eliminar
  3. Nas promoções compro mais detergentes, amaciadores e afins. Em termos de alimentação, só se for nos iogurtes para o filhote levar para a escolinha ou nas bolachas que ele gosta. Já tive a tendência para comprar tudo e mais alguma coisa nas promoções, mas já desisti...
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em frescos pouco stock faço. Em detergente, papeis (higiénico, rolos cozinha, guardanapos), mercearia (arroz, massas, feijão,...) e outros itens com validades longas tenho sempre alguma quantidade.

      Mas o belo deste mês de poupança extrema é dar cabo daqueles itens que vão ficando esquecidos no armário porque até nem gostamos muito deles. Assim, obrigo-me a consumir tudinho! :)

      Eliminar
  4. Até me parece uma boa estratégia!

    No poupar é que está o ganho!

    :-)

    ResponderEliminar
  5. Então como está a correr?

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem! Já vai atrasada esta resposta :/ Já vi que espreitaste o novo post! :P

      Eliminar