sábado, 14 de março de 2015

As limpezas... Ai, as limpezas!

Depois de uma semana de corre-corre onde a minha grande safa esteve na antecipação e organização, começa um fim-de-semana para tirar atrasos, principalmente da lide da casa e do descanso (estou a precisar).

E como vou organizar o meu tempo?
Sábado de manhã foi dedicado a fazer 2 máquinas de roupa (a meteorologia está a ajudar) e dar um jeito na cozinha e casa em geral (arrumar o que ficou fora do sitio nesta semana de caos).
À tarde irei limpar o pó, WC, aspirar, passar a ferro e cozinhar um pouco!

A propósito da limpeza da casa, desisti de comprar detergentes de marca branca (salvo raras excepções). Começou com o limpa-vidros (porque o do continente só me manchava mais os vidros), depois foi para o lava-tudo, gel de WC,...).
Tento usar poucos detergentes:

- Lava-tudo: uso o sonasol  pH neutro (é optimo porque como tem pH neutro não danifica nenhuma superfície)
- Lava-madeiras: uso o ajax madeira (tem um cheirinho muito bom e limpa muito bem)
- WC: Cif Gel activo e Cif creme (óptimos, grandes resultados com pouca quantidade)

- Limpa-vidros: Ajax tripla acção (mas para as grandes vidraças que tenho em casa, comprei um apetrecho daqueles que têm nos sítios onde lavam carro e uso o lava-tudo)

- Detergente loiça: Fairy (dura mesmo mais! e acaba por compensar)
- Pastilhas loiça: Fairy (em promoção) ou continente 3 em 1. Por mais que as pastilhas tenham tudo, continuo sempre a usar abrilhantador e sal (marca minipreço)
- Detergente roupa: o meu favorito é o Persil, mas compro outros. Sempre em promoção
- Amaciador: Quanto ou a marca do Espaço Casa (que não me lembro o nome).
- Limpa placa indução: uso o spray da marca continente
- Limpeza cozinha: ADORO o Cif easy clean!


Sempre que olhei para listas da internet dos detergentes usados por diferentes meninas, tirei algumas ideias e fui experimentando até achar os meus preferidos!

Apenas um conselho: vejam bem se a marca branca compensa... A minha mãe que era uma fervorosa defensora das marcas brancas já compra o limpa vidros e lava-tudo de marca. Diz que, a médio prazo, acaba por ficar mais barato (porque compra muito menos pois a quantidade usada é menor para ter os mesmos resultados), e poupa tempo na limpeza (porque é muito mais rápido!)

Pensem nisto!

Beijinhos e boas tarefas :)

8 comentários:

  1. Lá em casa também se opta por marcas comerciais. As marcas brancas não satisfaziam. Para poupar compramos apenas em promoção.

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente tb cheguei a essa conclusão, os detergentes de marca branca podem ser baratinhos, mas epa aquilo em eficáxia deixa muito a desejar.
    Os únicos que ainda vou comprando de marca branca é o detergente para a roupa, mas só mesmo em promoção. Agora lava-tudo o meu faorito é o CIF vinagre, pensei que aquilo transadava a vinagre mas não deixa um cheirinho no chão e tão duradoiro... já na casa de banho tb é o cif gel com lixivia e o ajax prós vidros e pronto prós moveis... claro tento sempre comprar em promoção nunca dou o valor que pedem mas lá está num mês de aperto, se faltar detergentes como é o caso deste mês, se não arranjar uma promoção boa em lava-tudo vai mesmo o de marca branca só para desenrascar.

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento sempre jogar por antecipação. Por exemplo, esta semana esteve com 50% desconto imediato (adoro!) no continente o cif easy clean. Estou a meio da última embalagem, pelo que comprei mais duas para não deixar acabar. :)
      Mas se por acaso estou num "enrascanço", olha, lá vai a marca branca...

      Eliminar
  3. Olá. Obrigada pelas dicas. Alguém tem experiência de detergentes "ecológicos"?. Alguém utiliza água com vinagre por exemplo para limpar vidros? E bicarbonato de sódio?
    Eu tenho feito algumas experiências e não tenho ficado desiludida, pelo contrário.
    Boas limpezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei a água com vinagre para os vidros e não fiquei muito fã por causa do cheiro. Mesmo pondo laranja ou limão...
      Bicarbonato nunca usei...
      Mas, conta mais das tuas experiências!! :)

      Eliminar
  4. Tens um miminho no meu blogue!

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi!!!
      Ando com tão pouco tempo... Mas quando tiver, eu respondo! Pinky swear!

      Eliminar