quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Prestação - crédito habitação

Então cá vamos falar da "terrível" - a prestação!


Neste parâmetro englobo tudo o que pago ao banco relacionado com o empréstimo da casa que, no meu caso, é: prestação, seguro de vida e multiriscos e PPR.



Quando fiz o meu empréstimo, foi uma luta! Foi uma luta conseguir um crédito de construção com apenas um titular e nos bancos queriam-me casar à força. Curiosamente o banco que me ofereceu as melhores condições financeiras, foi o banco que não pôs entrave nenhum ao facto de ser um titular apenas, exigindo-me em troca fiadores para o empréstimo.



Relativamente aos seguros, fazendo pelo banco teria um decréscimo no spread praticado. Mesmo sabendo isso, fiz simulações fora e verifiquei que era um bom negócio o que o banco me propunha. 



O PPR, embora também tenha associado um decréscimo no spread, foi uma opção pessoal! Sabemos que as poupanças, quando as conseguimos fazer, serão sempre para uma eventualidade, uma obra, uma loucura, etc... O PPR é a tentativa de ter algum dinheiro de bolso para as agulhas quando for velhota :)



O empréstimo inicialmente estava feito a 40 anos porque tinha medo... tinha medo do dinheiro ao final do mês não esticar, tinha medo de ficar desempregada, tinha medo de ficar refém da prestação, tinha medo de tudo. Além disso o empréstimo foi feito em plena crise e o meu spread é... um pesadelo, o que faz com que pague um horror de juros!

Um ano depois de estar a morar na minha casa, organizei-me melhor e reduzi em 10 anos o prazo do empréstimo. Passei a pagar mais 35 € todos os meses mas poupei 10 anos de prestações!!! Poupo menos todos os meses (pois canalizo esse dinheiro para a prestação) mas sinto-me mais leve por não ter tantos anos de pagamento pela frente e saber que o final ficou um pouquinho mais próximo. O objectivo daqui para a frente seria amortizar qualquer coisinha e ir reduzir o prazo (mantendo a prestação) para ficar livre de dívidas antes da idade de deixar o dinheiro todo na farmácia! 

A ver vamos... (lá que o plano é bom, é!) :)

4 comentários:

  1. Olá, tenho seguido o seu blog e estou a adorar, tb ando numa de me organizar financeiramente, se bem que em conjunto, pois sou casada.
    Contudo o que me fez comentar foi o facto de reduzir o seu empréstimo em 10 anos, para isso eles n mexeram no spread? É que eu até tenho um bom spread, mas foi na altura das vacas gordas em que o empréstimo foi para uns 48 anos :S
    Estava a ponderar aumentar os anos pelo menos para os 35anos, mas tenho receio que mexam no spread e assim a prestação ir por ai a cima. tenho a taxa de 0.80%

    mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Que bom que está a gostar do blog. Sou "marinheira de primeira viagem" nestas lides e também eu estou a adorar a partilha.
      Para mim, o processo de alteração do prazo do empréstimo foi basicamente fazer um pedido ao banco que foi aceite sem mexer em mais nada. Mas no meu caso era uma redução de prazo e o meu spread é tão, mas tão obsceno (3,7%!!!!!!) que nem sequer falaram nisso (embora eu ande sempre a verificar se dá para baixar o mesmo).
      O melhor será deslocar-se à sua agência bancária e questionar mesmo isso: se pode alargar o prazo sem que lhe alterem o spread. A decisão de alterar o spread terá que ser sempre com concordância bilateral, pelo que não lho podem aumentar se não concordar. O que pode acontecer é não lhe alargarem o prazo sem mexer no spread... Mas perguntar não ofende, pelo que pode e deve ir lá perguntar (até porque muitas vezes os bancos preferem alargar os prazo ao invés da possibilidade de um cenário de crédito mal parado).

      Eliminar
  2. Olá! Descobri este blog através do blog da Ariana e gostei logo, até porque me identifiquei logo com algumas coisas.
    Partilho do mesmo sentimento face aos outros blogues de poupança e o facto de ser vocacionados para 2, 3, 4 elementos.
    Nada contra, apenas não se encaixam na minha realidade e é bom encontrar um blogue pensado por e para uma pessoa apenas.
    Temos em comum o facto de ser um para tudo.
    Bem na realidade eu estou uns quantos passos atrás pois ainda estou na fase de "angariação" de dinheiro para uma possível entrada. :-S
    Mas como é tudo feito a solo e baixos rendimentos está a ser algo complicado. Tenho partilhado a experiência lá no blogue :-)
    Vou continuar a vir cá!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MC. Já fui espreitar o teu blog e acho que nos vamos entender muuuuiiiiito bem! Com mais tempo irei passar por lá e ler de fio a pavio :) É tão bom encontrar pessoas com ideias e ideais iguais aos nossos!
      A fase da angariação é a mais difícil, acredita. Porque é uma fase com todos os sacrifícios, de todos os cortes, todas as dificuldades e sem o reverso da moeda: o prazer de estar no teu cantinho e de ter as tuas coisas.
      Para mim foi difícil, todas as pessoas diziam que eu ia desistir, que era mais fácil ficar com os pais... Durante 3 anos tinha trabalho a tempo inteiro (com mais de 8h/dia) e ainda trabalhava ao fim-de-semana, poupava tudo o que conseguia, não gastava em nada que fosse desnecessário... Ainda bem que não desisti. Só te digo que hoje é uma bênção estar como estou, é uma bênção entrar em casa e sentir-me dentro do meu lar, saber que tudo foi feito com o meu sacrifício é algo tão gratificante que se torna inexplicável.
      (Nada de ilusões, os desafios e apertos continuam e com um grau diferente, mas agora estou como quero!)

      Continua! Não desistas! Daqui a uns anos irás falar assim :)

      Eliminar